Lula é diagnosticado com tumor na laringe
Publicado em 30 de outubro de 2011
- Imprimir
- Enviar
- Aumentar
- Diminuir
São Paulo. O hospital Sírio-Libanês informou na manhã de ontem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.
De acordo com a nota do hospital, exames realizados por Lula ontem, em São Paulo, identificaram a doença. Segundo os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.
"Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias", diz a nota do Sírio Libanês.
A assessoria do ex-presidente informou que ele iniciará a quimioterapia amanhã.
Segundo o oncologista Artur Katz, que está na equipe médica que atende Lula, o estado dele é "muito bom". "Ele está em ótimo estado geral. Deseja-se que ele possa levar uma vida normal em quantidade e qualidade, após o tratamento", afirmou.
A equipe preferiu a quimioterapia à cirurgia, "para preservar as funções da laringe".
Segundo o médico, uma das causas importantes para o câncer na laringe é o fumo. Mas também existem causas virais e não é possível ainda dizer o que levou ao desenvolvimento do tumor de Lula.
"As chances de cura são excelentes", completou. Lula é ex-fumante e tinha o hábito de fumar cigarrilhas.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço. O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse ontem que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.
"A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso", declarou Okamoto, informando que a notícia de que Lula foi diagnosticado com tumor surpreendeu familiares e amigos.
O diretor do Departamento de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, confirmou na quinta-feira (28) ao jornal "O Globo" que Lula está com câncer.
"Rouquidão é o sintoma típico desse tipo de tumor", disse, confirmando que Lula não tem sentido dores na garganta. Segundo ele, o ex-presidente não deve ficar internado.
Na quinta (27), Lula comemorou o aniversário de 66 anos. Em uma pequena cerimônia com funcionários, na sede da organização, em São Paulo, o ex-presidente ganhou um bolo.
Mais tarde, recebeu amigos em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Quatro ministros do governo Dilma Rousseff participaram da festa: Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Miriam Belchior (Planejamento), Guido Mantega (Fazenda) e Fernando Haddad (Educação). Este foi o primeiro aniversário de Lula após deixar o Planalto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário