sábado, 11 de fevereiro de 2012

zona norte

Meruoca quer fortalecer ações para o turismo

11.02.2012


Clique para Ampliar
Na estação das chuvas, belas cachoeiras despontam na Serra da Meruoca
FOTO: NATERCIA ROCHA
Clique para Ampliar
Igreja Matriz da Meruoca. Os valores culturais devem ser preservados como forma de atrações para os visitantes
O meio ambiente está na ordem do dias para os empreendedores do turismo na Zona Norte, que elaboraram plano
Meruoca. Que as belezas exuberantes da Serra da Meruoca são atrativos para o Turismo ninguém tem dúvida. Mas como fazer valer essa natureza tão nativa e bonita para um turismo sustentável? É essa a resposta que o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Meruoca para 2012-2014 está apontando. O Plano, feito a quatro mãos, foi apresentado, nesta semana, no Ytacaranha Hotel, com a presença de seus idealizadores, autores e empresariado.

As metas do Plano são ousadas, mas um ponto é destacado por todos. Meruoca não pode ser turístico se não houver a preocupação com a sustentabilidade da serra. Este item é destacado no Plano que tem o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como indutor maior. O Plano ganha o apoio da Prefeitura, dos empresários e dos moradores de Meruoca.

Batizado de Plano Estratégico do Turismo para Meruoca para 2012-2014, a ideia do prefeito Francisco Antônio Fonteles reconhece que muito precisa ser feito para tornar o Município um atrativo turístico sustentável. "Não obstante as ações já empreendidas desde a década anterior e na atual, havemos de concordar que muito ainda precisa ser feito, e que há necessidade de um estímulo ainda maior em termos de recursos externos, a fim de que o Poder Público Municipal e o empreendedorismo local possam sincronizar a ideia de que o Turismo se oferece como estratégia viável para consolidar a Meruoca como um excelente polo", diz o prefeito.

Para o prefeito, o ponto de partida é a estruturação da cidade. Logo em seguida vem a promoção das potencialidades de modo a despertar a atração externa de turistas. "Temos a convicção, e o Plano de Turismo mostra isso, que dentro da cadeia de pontos turísticos tem que haver o esforço coletivo de seus segmentos", aponta.

Segundo Francisco Fonteles, Meruoca está atenta na preparação de suas potencialidades, onde se destacam o sítio histórico composto de sobrados, casarões, igrejas e belezas naturais. "Com o Plano conhecemos as estratégias que podem consolidar nossa região como polo turístico. O Plano nos anima a mudar o quadro social e econômico de nossa região, a partir de um maior engajamento e adoção de políticas públicas voltadas para o Turismo", salienta o prefeito.

O analista do Sebrae-CE, Hugo Macário de Brito Pinheiro, que participou da elaboração do Plano, lembra que o documento não é o final do processo e sim, o início de uma jornada onde o maior desafio não está em planejar, mas sim no esforço de realizar as ações, buscando concretizar os objetivos descritos no Plano de Desenvolvimento.

Propostas
Os principais objetivos apontados são melhorar os acessos aos distritos, revitalização das praças dos distritos, construção de novas praças nas localidades, construção de equipamentos turísticos; promoção de eventos turísticos; promoção de projetos esportivos; efetivação de projetos culturais; e qualificação profissional. Com base nesses objetivos o Plano indica que deverá haver um marketing de relacionamento; mais competitividade; mais consumidores e menor êxodo rural na Meruoca.

O Plano aponta que a visão de futuro representa o estado desejado pelos atores do setor para reverter a situação atual em estágios mais favoráveis, onde a melhoria das condições de trabalho e mais qualidade e competitividade dos negócios, causarão impactos positivos no Turismo.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Meruoca
Avenida Pedro Sampaio, 385 Bairro Divino Salvador
Zona Norte
Telefone: (88) 3649.1136
Expectativa é para execução do plano no curto prazo

Meruoca
O empresário Paulo Emílio, que tem um investimento na Meruoca, o complexo turístico Monte Olimpo, acredita que o Plano, caso seja implantado, vai realmente alavancar o desenvolvimento da cidade. Para ele, o Plano é "ótimo" e foi feito por profissionais competentes.

"O que precisamos é executar este Plano com melhores acessos aos distritos e melhorias urbanas, como praças e equipamentos esportivos", cobra.

A secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude de Meruoca, Ana Carina Santos, garante que o que depender do Poder Público o Plano dará certo. "O Plano propõe um trabalho consistente nas áreas de infraestrutura, capacitação, promoção e diversificação dos produtos turísticos, assegurando assim a oferta de equipamentos culturais e programação contínua, além da melhoria aos acessos, estruturação e sinalização", destaca.

Indutores
Para ela, o Plano, se concretizando, vai fazer com que os principais atrativos de Meruoca sejam indutores de um turismo de natureza agregado ao turismo cultural, de forma a respeitar e dar ênfase aos valores e fazeres culturais da população.

Este modelo de desenvolvimento turístico é uma tendência mundial. O respeito às especificidades ambientais e culturais do lugar deve existir e ser preservado. Ações pautadas desta forma mostram que o turismo torna-se ainda mais indutor, já que os visitantes querem conhecer novidades, e não ver atrativos que existem em qualquer lugar

Um comentário: